Propriedades específicas da matéria

em 2/01/2019



Na aula anterior nós aprendemos sobre as propriedades gerais da matéria. Agora, está na hora de estudarmos as propriedades específicas e entender um pouco sobre suas classificações.

Lá no canal do projeto eu já disponibilizei todas as aulas teóricas sobre as propriedades da matéria, então, caso você prefira estudar o conteúdo em vídeo, basta acessar a playlist completa sobre as propriedades da matéria.


Essa aula te explicará o que é uma propriedades específica. Nas próximas aulas nos aprofundaremos um pouco mais em cada tipo de propriedade específica, ok?


Aula 4:  o que são propriedades específicas e quais são suas classificações?



Como eu disse para você na aula anterior, as propriedades da matéria são, basicamente, características/comportamentos que a matéria possui. Agora, as propriedades específicas são específicas de cada material ou de cada grupo de material.

-Peraí prô, não entendi! Explica melhor...


O que são propriedades específicas?



Propriedades específicas são aquelas que nem toda matéria possui.


Cada tipo de material terá uma característica que pertence somente a ele e, portanto, é por meio dessa propriedade única que conseguimos identificar um material ou uma substância. Para a química isso é importantíssimo! Com base nessas propriedades conseguimos identificar várias substâncias desconhecidas em laboratório. 


Por exemplo, na sua casa deve ter um copo de vidro, certo? Como você sabe que o copo é de vidro?  Bom... ele é transparente, ele é rígido/duro, frágil. Ao bater as unhas, ou uma colher no copo (bata com cuidado, pelo amor de Deus!), ouvimos um som bem familiar, correto? O som do vidro, hahaha. Todas essas características são o que nós chamamos de propriedades específicas do material vidro. Conseguiu entender?

No seu dia-a-dia você utiliza as propriedades específicas o tempo todo para identificar os tipos materiais.




Ao caminhar na rua, se você encontra no chão uma garrafa que se partiu em vários pedacinhos transparentes, com certeza, pensará duas vezes antes de pisar em cima por saber que é vidro, não é mesmo? Você acabou de utilizar novamente as propriedades específicas do vidro para identificá-lo.




Essas propriedades vão desde odores, sabores, cores, sons, textura do material até, por exemplo, a forma com que a substância se comporta ao ser submetida a diversas situações (ao fogo, aquecimento, água, impacto, etc).


Contudo, se seu objetivo é prestar algum concurso público ou vestibular saiba que precisamos nos aprofundar um pouquinho mais neste assunto.


Existem quatro classificações dadas às propriedades específicas que aprenderemos nas próximas aulas. Hoje, trarei um resumo geral de cada classificação apenas para você ter uma noção. Veja:


Propriedades organolépticas: é o tipo de propriedade específica que obedece aos cinco sentidos: visão, tato, olfato, paladar e audição. Isso significa que o material possui alguma propriedade que te permite identificá-lo utilizando os cinco sentidos. Por exemplo, você pode identificar o café através de seu odor ou sabor.



Propriedades físicas: é o tipo de propriedades específica que pode ser mensurada (medida). O ato de medir ou observar estas propriedades não altera a composição do material. Por exemplo, quando uma determinada quantidade de água ferve na panela, muda-se o estado físico. Entretanto, a água não deixa de ser água. Além disso, é possível medir a temperatura de fervura (ebulição) da água facilmente. Dessa forma, o ponto de ebulição é uma propriedade física.

Há várias propriedades físicas importantíssimas para os concursos e os vestibulares. Na aula sobre propriedades físicas aprofundaremos as mais importantes.

Propriedades químicas: é o tipo de propriedade específica que, ao observá-la, vê-se uma mudança na sua composição. A substância se transformará em outra totalmente diferente. Elas são consideradas específicas, pois cada tipo de material ou substância se comporta de uma forma diferente. Por exemplo, substâncias inflamáveis pegam fogo (é o que chamamos de combustão, um tipo de propriedade química) com facilidade. Outras substâncias não pegam fogo de jeito nenhum! O ferro enferruja, o vidro não. 

Propriedades funcionais: são propriedades que determinados grupos de substâncias possuem em comum. Por exemplo, algumas substâncias são chamadas de ácidas justamente porque elas terem características em comum. Alimentos azedos são ácidos: limão, laranja. Todos os ácidos têm pH menor que 7. Mas atenção, não são todos os ácidos que podem ser consumidos, muuitos são perigosos.


Conseguiu entender o que é uma propriedade específica e ter uma pequena noção sobre suas classificações? Ótimo, agora é hora de aprofundar um pouco mais em cada uma dessas classificações!

Nas próximas aulas veremos cada uma delas com calma! Caso prefira assistir as aulas em vídeo, saiba que todas as aulas já foram gravadas e estão disponíveis no canal, basta acessar a playlist completa sobre as propriedades da matéria



Muito obrigada pela sua atenção e até a próxima aula!

Próxima aula: Aula 5: propriedades organolépticas


Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário