ETEC 2018 - 1º Semestre | Resolução comentada

em 1/25/2019


Confira a resolução comentada dos exercícios de química do vestibulinho ETEC - primeiro semestre de 2018





Bora conferir o gabarito comentado do vestibulinho ETEC do 1º semestre de 2018? Se liga que os exercícios selecionados são de química!


PROVA ETEC 1º SEMESTRE DE 2018 - QUÍMICA


Atenção: o gabarito comentado está no final da página. Dessa forma, a lista servirá para outros alunos utilizarem como simulado.


Leia o texto para responder as questões 4 e 5.

A natureza apresenta diversas substâncias importantes para o dia a dia do ser humano. Porém, a grande maioria dessas substâncias encontra-se na forma de misturas homogêneas ou heterogêneas. Por essa razão, ao longo dos anos, várias  técnicas de separação de misturas  foram desenvolvidas para que a utilização de toda e qualquer substância fosse possível.

4) Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de mistura homogênea. 
(A) água + gasolina
(B) água + óleo de cozinha 
(C) gás nitrogênio + gás hélio 
(D) ar atmosférico + fuligem
(E) areia + sal de cozinha


5) Um procedimento que permite separar, sem o uso de qualquer fonte de calor, uma mistura de água e óleo de cozinha é a:
(A) decantação. 
(B) sublimação. 
(C) peneiração.
(D) destilação
(E) filtração.


7) Um  fogo de artifício  é composto basicamente por  pólvora  (mistura de  enxofre, carvão e salitre) e por um sal de um elemento determinado, por exemplo, sais de cobre, como CuCl2 , que irá determinar a cor verde azulada da luz produzida na explosão.


Fogos de artifício - O lado bom da Química

Observe as representações dos elementos enxofre e cobre presentes em um fogo de artifício 


A partir da análise dessas representações, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o número de massa do enxofre e o número de nêutrons do cobre.
(A) 32 e 29
(B) 32 e 35
(C) 16 e 29
(D) 16 e 35
(E) 16 e 64


8)
Lavoisier foi quem descobriu uma maneira de sintetizar o salitre em grandes quantidades, o que possibilitou um aumento sensível na produção e utilização da pólvora. Para se obter o nitrato de potássio, um tipo de salitre, pode-se reagir cloreto de potássio com ácido nítrico. Lavoisier também foi responsável por enunciar a Lei da Conservação da Massa, também conhecida como Lei de Lavoisier.

Em um experimento para obtenção de salitre, foram anotadas as massas utilizadas, porém o aluno esqueceu de anotar a massa formada de nitrato de potássio, conforme a figura.


 O aluno não se preocupou com esse fato, pois aplicando a Lei de Lavoisier é possível encontrar a massa desconhecida, representada por x na tabela. Assinale a alternativa que apresenta a massa de salitre, em gramas, obtida nesse experimento.
(A) 101 
(B) 630 
(C) 745 
(D) 1 010 
(E) 1 375


Leia o texto a seguir e responda as questões 18 e 19
Há mais de um tipo de bafômetro, mas todos são baseados em reações químicas envolvendo o álcool etílico presente na baforada e um reagente – por isso, o nome técnico desses aparelhos é etilômetro. Nos dois mais comuns são utilizados dicromato de potássio (que muda de cor na presença do álcool) e célula de combustível (que gera uma corrente elétrica). Este último é o mais usado entre os policiais no Brasil. Com a nova legislação, o motorista que for flagrado com nível alcoólico acima do permitido (0,1 mg/L de sangue) terá que pagar uma multa de R$ 955,00, além de ter o carro apreendido e perder a habilitação. Se estiver embriagado (níveis acima de 0,3 mg/L de sangue), ainda corre o risco de ficar preso por 6 meses a 1 ano.


18) No etilômetro que muda de cor na presença do álcool, ocorre a seguinte reação química: 



É possível identificarmos, na reação, a presença de:
(A) uma substância simples nos reagentes e uma simples nos produtos. 
(B) três substâncias compostas nos reagentes.
(C) quatro substâncias simples nos produtos. 
(D) átomos de sódio na substância verde. 
(E) ácido clorídrico nos reagentes.


19) Um adulto de 75 kg possui, em média, 5 litros de sangue. Esse adulto foi flagrado, no teste do bafômetro, com nível alcoólico exatamente igual ao limite máximo permitido. A massa de álcool contida no sangue desse adulto, em mg, é igual a: 
(A) 0,1. 
(B) 0,2. 
(C) 0,3. 
(D) 0,4. 
(E) 0,5


22)
O teste da chama é um procedimento corriqueiro em laboratórios de Química, tanto em níveis básicos como avançados. Pode ser utilizado para uma simples observação colorimétrica ou para a identificação de um cátion metálico. Consiste em se inserir uma amostra de determinado composto, geralmente no estado sólido, na base da chama, com o auxílio de um fio de platina, observando-se, assim, a mudança de coloração apresentada pela chama. A cor deve-se à influência da temperatura na estrutura atômica do cátion presente na amostra.  Acesso em: 10.11.2017. Adaptado

A tabela apresenta a cor esperada para os cátions de alguns elementos químicos.


A professora de laboratório de Ciências apresenta três amostras de sais: CuSO4 , KNO3 e NaCl, para os alunos as identificarem com base nessa tabela. Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, o sal à respectiva cor no teste da chama:



GABARITO COMENTADO


4) Alternativa C



5) Alternativa A



7) alternativa B

Ah, essa questão tive que fazer no papel para você. Conta escrita no computador não dá certo, né?

Mas calma que vou te explicando tudinho.



Perceba que, conforme a foto acima, o número de massa (A) e o número de prótons (Z ou p) sempre estarão em suas respectivas posições: A do lado direito ou esquerdo sempre acima; e Z sempre abaixo da massa (A), do lado esquerdo.

A massa atômica (A), também chamada de número de massa, é a soma do número de prótons e do número de nêutrons. Ela mede a massa de um átomo.



Sabendo identificar quem é quem na representação, você conseguirá facilmente saber o número de massa do enxofre (S).



Agora qual é o número de nêutrons do cobre (Cu)?

Se a número de massa é a soma do número de nêutrons (N) mais o número de prótons, basta N isolar na equação. O número de prótons (p ou Z) e a massa atômica do cobre o exercício já nos forneceu!



8) Alternativa D

A Lei da Conservação de Massa afirma que "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Traduzindo essa afirmação para a reação:

A soma das massas dos reagentes é igual a soma das massas formadas pelos produtos.

Agora se você não lembra o que é reagente e o que é produto, eu te explico.


Observando a reação você consegue encontrar uma seta? Muito bem, a parte que vem antes da seta (a da direita) é o que chamamos de reagentes de uma reação e, depois da seta, temos os produtos.

Neste caso, temos que a massa dos reagentes é 745g + 630g e a massa dos produtos é x g (o que deveremos descobrir) + 365 g.

745 g + 630g = x g + 365 g

Percebe que parece uma equação do primeiro grau? Basta isolar o X para descobrir seu valor!


Será que está correto? Aplicando a Lei de Lavoisier novamente na equação:





Na natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma! A soma das massa dos reagentes é igual a soma das massas dos produtos!


18) Alternativa B
ão se espante com a reação! O exercício quer que você saiba a diferença entre substância simples e substância composta.

Como já te expliquei, nas correções acima, como identificar os reagentes e os produtos numa reação, basta saber o que é uma substância simples e o que é uma substância composta.


Substância simples: possui apenas um tipo de átomo. Cada letra maiúscula representa um átomo diferente. Por exemplo, H2, O2.

Substância composta: possui mais de um tipo de átomo. Por exemplo, H2O, HCl.

Logo, observando a reação percebemos que ela não possui substâncias simples, apenas compostas.

Assim, descartamos as alternativas A e C.

A alternativa D afirma que na substância verde há átomos de sódio. Como sódio é representado por Na, nota-se que não existe sódio na substância.

A alternativa E afirma que existe ácido clorídrico nos reagentes. O ácido clorídrico é representado por HCl, logo, não há ácido clorídrico nos reagentes.


19) Alternativa E

No texto, ficamos sabendo que o limite máximo permitido de álcool no sangue é de 0,1 mg a cada litro de sangue (1mg/L).

Dessa forma, um adulto de 75kg que possui 5L de sangue pode conter 0,1 mg de álcool a cada litro de sangue. Como o exercício afirma que este adulto estava com uma quantidade de álcool exatamente igual ao limite máximo permitido, ou seja, ele tinha 0,1mg de álcool a cada 1L de sangue.

Como ele possui 5L, para chegar no gabarito da questão, basta multiplicar 0,1mg x 5L.

0,1 x 5 = 0,5 mg de álcool.


22) Alternativa A

Para resolver esta questão você precisa saber associar o símbolo de cada elemento químico (átomo) a seu nome.

Assim, observando a tabela temos que:
Sódio = Na
Potássio = K
Cálcio = Ca
Estrôncio = Es
Cobre = Cu

Ao realizar o teste de chama, que consiste em queimar um pouco de cada amostra, a cor da chama é correspondente ao cátion que a compõe, veja o vídeo:

O teste de chama é lindo, né?

Então, se você queima uma amostra que contém sódio (Na), a cor da chama é amarela. Se você queima uma amostra que possui potássio, a cor da chama é violeta.

O exercício nos informa que a professora queimou as seguintes amostras:

CuSO4= Cu é cobre e a tabela nos informa que quando há cobre na composição, a cor da chama é verde.

KNO3= K é potássio, assim a cor da chama é violeta

NaCl= Na é sódio, assim, a cor da chama é amarela.

Agora que sabemos a cor da chama de cada amostras, basta identificar nas alternativas a opção correta que é a alternativa A: KNO3 = violeta



Esses foram os exercícios de química que caíram na prova. Caso queira a resolução de todos os exercícios de Ciências, comente aí embaixo!


Agora conte aqui para a prof: como foi o seu desempenho no vestibulinho? E nestes exercícios? O seu depoimento será muito importante para que eu continue planejando conteúdos que atendam as suas necessidades.


Muito obrigada pela sua atenção e até o próximo conteúdo!

Confira o gabarito comentado: Vestibulinho ETEC 2019 - 1° semestre



Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário