Propriedades gerais da matéria

em 9/20/2018



Nós já aprendemos o que é química e o que ela estuda. Aprendemos também qual é a diferença entre matéria, corpo e objeto. Agora, está na hora de estudarmos as propriedades da matéria e suas classificações.


A vídeo-aula sobre as propriedades gerais da matéria já está disponível no canal, assim, você tem a opção de assisti-la abaixo.






Agora, se preferir ler a explicação, bora continuar lendo este post!


Aula 3: o que são propriedades gerais e quais são elas?



As propriedades da matéria são, basicamente, características/comportamentos que a matéria possui.


Essas propriedades são divididas em propriedades gerais e específicas ou ainda em intensivas e extensivas. Para que você entenda todas essas classificações, o ideal é começarmos falando das propriedades gerais.


O que são propriedades gerais?


Quais são as propriedades gerais?



Uma dica que a prof Erica te dá, e que você deve seguir sempre, é a seguinte: na química, os nomes dados a muitos fenômenos, classificações, reações etc, dizem muito sobre o próprio conteúdo. Então, caso você se depare com um nome estranho, tente imaginar alguma palavra que você conheça que é semelhante a esse termo estranho. Provavelmente, você estará encontrando o seu significado. Aliás, isso não vale apenas para química, mas sim para todas as ciências.

Por exemplo, falando sobre propriedades gerais e pensando no próprio significado do termo poderíamos deduzir que as propriedades gerais são... gerais. Bom, talvez você ache isso muito óbvio e até ridículo, mas... pense aqui comigo.

Se as propriedades gerais da matéria são... gerais... isso significa que TUDO o que é matéria possui essas propriedades. Simples assim.

Logo, se alguma coisa tem átomo e/ou molécula... é matéria. Dessa forma, se essa "coisa" tem átomo e/ou molécula ela possui todas as propriedades gerais.


As propriedades gerais são aquelas que toda matéria possui!



Fácil, não é? Agora, quais são elas?

As propriedades gerais são, basicamente, 6: massa, volume, compressibilidade, elasticidade, inércia e divisibilidade.


Vamos discutir sobre cada propriedade e entender por que qualquer tipo de matéria as possui?

Começando pela massa.

Massa é quantidade de matéria. Aprendemos isso lá na aula 1. A própria definição de matéria nos diz isso: "matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço". Logo, se tem massa é matéria, se ocupa lugar no espaço é matéria. Esse espaço nós chamamos de volume.


Volume é a extensão de um corpo.



Todo corpo ocupa um lugar, um espaço, portanto, tem uma extensão ... um volume.


A compressibilidade é a capacidade que a matéria possui de ser comprimível, ou seja, se você submetê-la a uma determinada pressão, seu volume diminuirá. Os gases são as substâncias mais comprimíveis. Os líquidos são menos comprimíveis que os gases e os sólidos, por sua vez, não são comprimíveis. Entretanto, como a matéria muda de estado físico, por exemplo, passa do sólido para o líquido, dizemos que toda matéria possui a propriedade da compressibilidade.



Observe a imagem. Nela, o gás que está dentro de um recipiente que é comprimido através de um pistão. Perceba que haverá uma variação no volume deste gás.


A elasticidade é a capacidade que a matéria possui de ser elástica. É a capacidade de se deformar até um determinado ponto e conseguir voltar ao seu estado original. Alguns materiais são muuuito elásticos e outros... nem tanto!




A divisibilidade é uma propriedade geral da matéria que permite com que a matéria seja dividida em várias partes sem alterar a sua composição.


Toda matéria pode ser dividida



Por exemplo, se você pegar uma folha de papel A4 e rasgá-la em vários pedacinhos... esses pedacinhos continuarão sendo papel, não é mesmo?



Por último, a propriedade geral que chamamos de inércia será melhor explicada pelo seu professor de física, mas vou resumi-la para você aqui.

A lei da inércia afirma que se um determinado corpo estiver em repouso ele tenderá a permanecer em repouso até que alguma força haja sobre ele. Agora, se esse mesmo corpo estiver em movimento, ele tenderá a permanecer em movimento até que uma força haja sobre ele.

Não entendeu? É simples, observe:


Se o veículo se movimenta, o homem também se movimenta pois, ele está dentro do carro. Logo, ambos estão em movimento. Agora quando o veículo se choca com o muro... o que acontece com o rapaz? Ele sai "voando". Isso ocorre porque a matéria obedece a lei da inércia. E o homem é matéria: tem massa e ocupa lugar no espaço. 

Por que ele saiu voando? Ora, um corpo em movimento tende a permanecer em movimento, até que uma força, neste caso a batida, haja sobre ele. Conseguiu entender?


Essas são as propriedades gerais da matéria. Espero que tenha conseguido entender o conteúdo e/ou revisá-lo! Caso precise de uma explicação mais detalhada, assista a vídeo-aula sobre as propriedades da matéria que coloquei no início do post para você.



Muito obrigada pela sua atenção e até a próxima aula!


Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário