EAM 2006 | Gabarito comentado

em 4/07/2020


CPAEAM 2006 - Questões resolvidas de química




Bora conferir o gabarito comentado da EAM 2006Se liga: que os exercícios selecionados são de química!

Atenção: o gabarito comentado está ao final da página. Dessa forma, a lista servirá para outros alunos utilizarem como simulado.


1 (EAM - 2006)- Uma partícula constituída possui 45 prótons, 72 nêutrons e 43 elétrons. Pelas características apresentadas, é correto afirmar que a partícula citada corresponde a

a) um cátion bivalente
b) um ânion monovalente
c) uma partícula eletricamente neutra
d) um ânion trivalente
e) um ânion bivalente


2 (EAM 2006)- O gás de cozinha é encontrado no estado líquido quando armazenado no interior das botijas. Esse fato ocorre porque o gás, se ser comprimido na botija, sofre uma mudança de estado físico denominada

a) vaporização
b) sublimação
c) solidificação
d) fusão
e) condensação


3 (EAM-2006)- Para se obter água quimicamente pura, a partir da água do mar, faz-se necessário utilizar um processo de separação de misturas denominado:

a) Evaporação
b) Destilação
c) Filtração
d) Catação
e) Decantação


4 (EAM - 2006)- Em qual dos fenômenos abaixo NÃO ocorre transformação química:

a) Queima de um palito de fósforo
b) Fabricação de vinho a partir de uva
c) Transformação do leite em coalhada
d) Explosão de uma panela de pressão
e) Crescimento da massa de pão


5 (EAM - 2006)- Quando ocorre derramamento de petróleo no mar, é comum utilizar-se de uma técnica para limpar as aves atingidas por esse produto. O processo de limpeza consiste em pulverizá-las com limalha de ferro que fica impregnada de óleo. Qual o nome desse processo de retirada do óleo das penas das aves?

a) Decantação
b) Catação
c) Centrifugação
d) Destilação fracionada
e) Separação magnética


6 (EAM - 2006)- No socorro a uma pessoa que ingeriu acidentalmente uma solução de hidróxido de sódio e água, os médicos identificaram lesões hemorrágicas nas mucosas da boca, faringe e esôfago. A mucosa do estômago fica intacta, pois o líquido deglutido reage com o ácido clorídrico presente no estômago, formando cloreto de sódio e água.

A reação química que explica a não agressão à mucosa estomacal é classificada como:

a) análise
b) dupla troca
c) adição
d) simples troca
e) síntese


7 (EAM - 2006)- As substâncias puras podem ser classificadas, por exemplo, conforme sua composição e sua estrutura. Essas características determinam as diferentes funções químicas. As substâncias Ca(OH)2, H2S e KI são classificadas, respectivamente, como:

a) ácido, sal e hidróxido
b) sal, ácido e hidróxido
c) hidróxido, sal e ácido
d) hidróxido, ácido e sal
e) sal, hidróxido e ácido


8 (EAM - 2006)- Qual a fórmula do composto formado entre 11Na e 16S?
a) NaS
b) Na2S2
c)Na2S
d) NaS2
e) Na3S2

GABARITO COMENTADO


1 (EAM - 2006)- Gabarito A

A partícula possui dois elétrons a menos, ou seja, ela está eletricamente positiva. Dessa forma, temos que é um cátion bivalente pois, doou dois elétrons.


2 (EAM 2006)-  Gabarito E

Como explicado no enunciado, a maior parte do gás de cozinha está no estado líquido dentro do botijão. O botijão de gás é pesado justamente porque ele é confeccionado em uma camada grossa de metal. É resistente o suficiente para aguentar a pressão feita pelo líquido. Na realidade, à temperatura ambiente, o gás de cozinha é um gás mesmo. Entretanto, para que consiga se manter líquido dentro do botijão, ele passa por um processo de compressão (é como se você apertasse o gás lá dentro, o famoso é como se você "socasse" o gás lá dentro, hahahah). Essa compressão faz com que as moléculas fiquem tão juntinhas, o gás passa para o estado líquido - o grau de agitação das moléculas diminuiu; está explicado na vídeo aula. Conseguiu entender? Enfim, condensação.

Importante fazer uma observação: condensação e liquefação são comumente tratados como sinônimos. Contudo, há uma pequena diferença entre eles. Neste caso, o termo ideal seria liquefação. Entretanto, muito autores de livros didáticos tratam condensação e liquefação como sinônimos, sim. Para saber mais, acesse o post que explica a diferença entre liquefação e condensação.


3 (EAM-2006)- Gabarito B

O termo "quimicamente pura" diz respeito a composição da água. Significa dizer que a composição da água "quimicamente pura" é apenas com molécula de H2O, ou seja, sem sais minerais.

Para isso, é necessário submetê-la ao processo de destilação.

A água do mar, além de conter sal, também possui sais minerais e outras impurezas. Por isso, para obter somente a água deve-se aplicar o método da destilação. Dessa forma, apenas a água pura (sem sal, sais minerais e outras impurezas) vaporiza e condensa em outro recipiente.

A água destilada de laboratório é feita através desse método. Claro, com um equipamento mais apropriado e elaborado apenas para isso.


4 (EAM - 2006)- Transformação química é sinônimo de fenômeno químico e reação química.

A única opção em que não ocorre uma transformação química é a explosão de uma panela de pressão. Neste caso, a explosão ocorreu devido a alta pressão dentro da panela. Provavelmente, o "pino" não o suficiente para impedir o aumento excessivo da pressão. Isso pode ocorrer quando há o entupimento da válvula de escape ou quando o pino está quebrado.


5 (EAM - 2006)- Gabarito E

Por meio de um imã, o ferro impregnado de óleo é atraído pelo próprio imã. Dessa forma, retira-se do mar tanto o ferro quanto o óleo.


6 (EAM - 2006)- Gabarito B

NaOH + HCL -> NaCl + H2O

Esta reação é chamada de reação de neutralização. Ocorre quando um ácido reage com uma base, formando um sal (não sendo apenas NaCl, mas qualquer sal) mais água.

A reação de neutralização é um tipo de reação de dupla troca.



7 (EAM - 2006)- Gabarito D

Hidróxidos possuem o íon OH-, também chamado de hidroxila. Toda base possui OH- como ânion.
Ácidos apresentam o íon H+ como cátion
Sais não apresentam o íon H+ como cátion e nem o íon OH- como ânion.


8 (EAM - 2006)- Gabarito C

1º passo: fazer a distribuição eletrônica dos dois átomos
2º passo: verificar quantos elétrons cada átomo possui na última camada e identificar cátion e ânion.
3º passo: realizar a ligação





Esses foram os exercícios de química que caíram na EAM 2006. Dúvidas? Pergunte nos comentários!

Agora responda para a prof nos comentários: como foi o seu desempenho na provaO que você achou da prova? O seu depoimento será muito importante para que eu continue planejando conteúdos que atendam às suas necessidades.


Muito obrigada pela sua atenção e até o próximo conteúdo!


Veja também:

Deseja receber conteúdo exclusivo sobre a EAM?

* indicates required




Você prestará qual vestibular/concurso?



Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário