Exercícios | Fenômenos químicos e fenômenos físicos

em 8/29/2018


Lista de exercícios 4: questões de vestibular sobre os fenômenos físicos e os fenômenos químicos




Caso ainda não tenha estudado a parte teórica sobre o assunto, assista a vídeo-aula abaixo. Está super completa!



Há também um vídeo sobre dicas/ macetes de como identificar se um fenômeno químico ou físico:




Entretanto, se precisar apenas relembrar o conteúdo antes de resolver os exercícios leia o resumo sobre os fenômenos químicos e físicos

Agora bora ver como esse assunto pode ser cobrado em prova?


1 (UFPE-PE)-

Veja os esquemas a seguir:

                  Corrente elétrica
I. Água                   →             gás hidrogênio, gás oxigênio

              calor
II. Gelo   →    água

                                    luz
III. Água oxigenada    →     água e gás oxigênio

Classifique cada transformação em fenômeno físico ou químico.


2 (UFPE-PE)- Em quais das passagens a seguir está ocorrendo transformação química?

1) “ O reflexo da luz nas águas onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.
2) “ A chama da vela confundia-se com o brilho nos seus olhos”.
3) “Desolado, observava o gelo derretendo em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração.”
4) “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha tesoura enferrujando no fundo da gaveta.”

Estão corretas apenas:

a) 1 e 2
b) 2 e 3
c) 3 e 4
d) 2 e 4
e) 1 e 3


3 (UFPE-PE)- Considere as seguintes tarefas realizadas no dia-a-dia de uma cozinha e indique aquelas que envolve transformações químicas.

01. aquecer uma panela de alumínio;
02. acender um fósforo;
03. ferver água;
04. queimar açúcar para fazer caramelo;
05. fazer gelo.

a) 1, 3 e 4
b) 2 e 4
c) 1, 3 e 5
d) 3 e 5
e) 2 e 3


4- (Covest)- Qual dos processos abaixo envolve transformação química?
a) sublimação do gelo seco (CO2 sólido)
b) evaporação da água
c) emissão de luz por uma lâmpada incandescente
d) dissolução de açúcar em água
e) respiração


5 (Covest)- Em qual dos eventos mencionados abaixo, não ocorre transformação química?
a) emissão de luz por um vagalume.
b) fabricação de vinho a partir da uva.luz
c) crescimento da massa de pão.
d) explosão de uma panela de pressão.
e) produção de iogurte a partir do leite.


6 (UFPA-PA)- Considerando-se as transformações:

a) A água líquida é obtida a partir do gelo ao se fornecer energia na forma de calor:


b) As chuvas ácidas transformaram a superfície do mármore de estátuas gregas em gesso macio e sujeito à erosão:


c) Uma poção de ferro interage com o oxigênio em presença da umidade, transformando-se em ferrugem:


É correto afirmar que os fenômenos ocorridos são identificados, respectivamente, como:
a) físico, químico, físico.
b) físico, químico, químico.
c) físico, físico, químico.
d) Químico, químico, físico.
e) Químico, físico, físico.


7 (UFPI-PI)- Classifique as transformações a seguir como fenômenos físicos ou fenômenos químicos:

I- Dissolução do açúcar na água;
II- Envelhecimento de vinhos;
III- Preparação de cal a partir do calcário.

a) Físico, físico e químico, respectivamente;
b) Físico, químico e físico, respectivamente;
c) Físico, químico e químico, respectivamente;
d) Químico, físico e físico, respectivamente;
e) Químico, químico e físico.


8 (UFPI-PI)- A seguinte tabela envolve exemplos de processos e suas respectivas transformações. Alguns estão corretos:

PROCESSO TIPO DE TRANSFORMAÇÕES
I. Oxidação do ferro…………………………… Física
II. Ebulição da água…………………………….. Física
III. Combustão do enxofre ao ar…………….. Química
IV. Lapidação do diamante……………………. Química
V. Fusão do chumbo……………………………. Física

Os itens corretos são:
a) I, IV e V
b) II, III e IV
c) II, IV e V
d) III, IV e V
e) II, III e V


9 (IFCE-CE)- Dentre as transformações a seguir, constitui um fenômeno químico:
a) solidificação da parafina.
b) sublimação da naftalina.
c) obtenção de gelo a partir da água pura.
d) obtenção de oxigênio líquido a partir do ar atmosférico.
e) obtenção da amônia a partir de hidrogênio e nitrogênio


10 (Mackenzie-SP)- Tem-se um fenômeno químico quando:
a) Uma amostra rochosa é pulverizada por meio de pressão.
b) A água é aquecida até a ebulição.
c) O açúcar é dissolvido em água.
d) Um pedaço de chumbo é fundido.
e) Um palito de fósforo é aceso.


11 (Mackenzie-SP)- A alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia é:
a) A queima de um fósforo.
b) O derretimento do gelo.
c) A transformação do leite em coalhada.
d) O despredimento de gás, quando se coloca sal de frutas em água.
e) O escurecimento de um objeto de cobre


12 (UNITAU-SP)- Em 1994, tivemos várias florestas queimadas. Podemos afirmar que:
a) As queimadas são fenômenos físicos.
b) As queimadas são fenômenos químicos.
c) Gerou-se muita chuva.
d) Houve mudança de estado da matéria com as queimadas.
e) As queimadas causaram uma diminuição da poluição mundial.


13 (UFMG-MG)- Reações químicas são fenômenos em que, necessariamente, ocorrem mudanças:
a) de cor.
b) de estado físico.
c) de condutibilidade elétrica.
d) de massa.
e) na natureza das substâncias.


14 (UFMG-MG)- A alternativa que não envolve reação química é:
a) caramelização do açúcar.
b) combustão da lenha.
c) dissolução em água de um comprimido efervescente.
d) explosão da dinamite.
e) precipitação da chuva


15 (UFU-MG)- A química está presente em nosso cotidiano sob as mais variadas maneiras. Ela está presente nos medicamentos, nos processamentos e conservação de alimentos, no preparo de uma refeição, nos fertilizantes agrícolas etc. A alternativa que apresenta um fenômeno químico é:
a) fusão de banha (gordura);
b) fragmentação de uma pedra de cloreto de sódio (sal de cozinha);
c) dissolução de açúcar em água;
d) queima de um cigarro;
e) evaporação de gasolina.


16 (UFU-MG)- Analise os processos a seguir. Marque aquele que NÃO representa uma transformação química.
a) Oxidação de ferramenta
b) Queimada da floresta
c) Evaporação do álcool
d) Digestão de sanduíche


17 (PUC-MG)- Todos os fenômenos a seguir são químicos, EXCETO:
a) ação do fermento sobre a massa de pão.
b) combustão do magnésio.
c) comprimido efervescente dissolvido na água.
d) formação de azinhavre em objetos de cobre.
e) destilação da água.


18 (PUC)- Considere a seguinte receita caseira para o preparo de um bolo de fubá:

I.Misture bem 3 ovos, 2 xícaras de açúcar, 1 1/2 xícara de fubá, 1 xícara de leite, 6 colheres (das de sopa) de óleo, 1 colher (das de sopa) de fermento químico e bata bem até ficar uma massa uniforme.
II.Acrescente erva-doce a gosto e despeje na assadeira previamente untada.
III.Leve ao forno pré-aquecido até que o bolo esteja assado e corado.

Há ocorrência de transformação química em:

a) I, somente.
b) II, somente.
c) III, somente.
d) I e III, somente.
e) I, II e III.


19 (CFTMG)- Considere os processos seguintes:

I. azedamento do leite;
II. precipitação da chuva;
III. adição de álcool à gasolina;
IV. apodrecimento de uma fruta;
V. enferrujamento de um prego.

Os processos que exemplificam somente fenômenos químicos são
a) I e II.
b) III e IV.
c) I, IV e V.
d) II, III e V.


20 (CFTMG)- Para iniciar o preparo de um bolo de maçã, uma dona de casa acendeu a chama de um forno a gás, usando fósforos. Em seguida, descascou e cortou as maçãs, acrescentando-as à mistura da massa já preparada, levando-a para o forno pré-aquecido. Com o passar do tempo, o volume do bolo expandiu devido ao fermento adicionado e, após o período de cozimento, a dona de casa retirou o bolo para servir um lanche que seria acompanhado de sorvete. Ao abrir a geladeira, verificou que o mesmo estava derretendo. Após o lanche, recolheu as sobras das maçãs, em processo de escurecimento, para descartá-las. As sequências destacadas correspondem, respectivamente, a fenômenos
a) químico, físico, físico e físico.
b) físico, físico, químico e químico.
c) físico, químico, químico e físico.
d) químico, químico, físico e químico.


21 (UFV-MG)- Das alternativas abaixo, aquela que NÃO representa um fenômeno químico é:
a) queima de uma folha de papel.
b) dissolução de um comprimido efervescente em água.
c) evaporação da água dos oceanos.
d) destruição da camada de ozônio.
e) digestão dos alimentos no organismo humano.


22 (EFEI)- Quando uma substância muda de tamanho, forma, aparência ou volume, sem alterar sua composição, temos um fenômeno:
a) físico.
b) químico.
c) nuclear.
d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.


23 (UCDB-MT)- Muitos processos químicos e físicos fazem parte do cotidiano, como, por exemplo:

I. Queima da gasolina;
II. Dissolução de açúcar no café;
III. Derreter gelo;
IV. Escurecimento de uma maçã cortada;
V. Desbotamento de pintura.

Indique a alternativa que contém somente processos químicos:
a) II, III e IV
b) I, II e V
c) II, III e IV
d) I, IV e V
e) I, II e III


24 (UEL-PR)- Fenômeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, isto é, aquele no qual ocorre uma reação química. Baseado nessa informação, analise a(s) proposição(ões) abaixo e escolha aquela(s) que corresponde(m) a um fenômeno químico.

01. A combustão de álcool ou gasolina nos motores dos automóveis.
02. A precipitação de chuvas.
04. A queima do gás de cozinha.
08. A formação de gelo dentro de um refrigerador.
16. A formação da ferrugem sobre uma peça de ferro deixada ao relento.
32. A respiração animal

SOMA ( )


25 (UEM-PR)- Um estudante, ao se deparar com as alternativas a seguir, deve assinalar aquela que representa um fenômeno químico. Qual das alternativas a seguir o estudante deve assinalar?
a) Formação de orvalho.
b) Evaporação da gasolina.
c) Derretimento de gelo.
d) Sublimação da naftalina.
e) Cozimento de um ovo.


26 (UTFPR)- Observe atentamente os processos abaixo:

I. Efervescência ocorrida ao se colocar água oxigenada sobre um ferimento.
II. A imagem de uma célula é ampliada por um microscópio.
III. Combustão do álcool no motor de um automóvel.
IV. A luz do sol incide sobre um espelho e é refletida.
V. Palha de aço umedecida passando, com o tempo, de acinzentada para avermelhada.

Constituem fenômenos químicos:
a) I e III apenas.
b) II, IV e V apenas.
c) I, III e V apenas.
d) I, II e III apenas.
e) I, II, III, IV e V.


27 (UFSC-SC)- O(s) fenômeno(s) a seguir, que envolve(m) reação(ões) química(s), é (são)

01. Digestão dos alimentos;
02. Enferrujamento de uma calha;
04. Explosão de uma dinamite;
08. Fusão do gelo;
16. Queda da neve;
32. Combustão do álcool de um automóvel;
64. Sublimação da naftalina.


28 (UFRGS-RS)- Entre as transformações citadas a seguir, aquela que não representa um fenômeno químico é:

a) O cozimento de um ovo;
b) A queima do carvão;
c) O amadurecimento de uma fruta;
d) O azedamento do leite;
e) A formação de orvalho.


29 (Colégio Naval)- Qual das opções abaixo apresenta somente reações químicas?
a) Sublimação da naftalina, dissolução do iodo, evaporação da água.
b) Amadurecimento de frutas, queda de um corpo, desbotamento de tecidos.
c) Atração de um pedaço de ferro por um imã, cristalização do sal, ventilação.
d) Formação de icebergs, fusão de um fio de solda, acendimento de uma lâmpada incandescente.
e) Digestão de alimentos, formação de ferrugem, combustão da gasolina.


30 (CEESU)- Fenômeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, isto é, é aquele no qual ocorre uma transformação química. Em qual alternativa não ocorre um fenômeno químico?
a) A formação do gelo no congelador.
b) Queima do carvão.
c) Amadurecimento de uma fruta.
d) Azedamento do leite.
e) A combustão da parafina em uma vela.


GABARITO COMENTADO


1- (UFPE-PE)-

I. A água é decomposta, por meio da corrente elétrica, em gás hidrogênio (H2) e gás oxigênio (O2): fenômeno químico

II. Não houve mudança na identidade da matéria (a água não deixou de ser água. Ocorreu uma mudança de estado físico que chamamos de fusão (derretimento): fenômeno físico.

III. Na presença de luz, a água oxigenada se decompõe em gás oxigênio (O2) e água (H2O), ou seja, houve transformação da natureza da matéria: fenômeno químico.


2 (UFPE-PE)- Gabarito D

2- A chama da vela ocorre através do processo de combustão que é uma transformação química, ou seja, há alteração na composição da matéria.

4- A tesoura enferruja através de uma transformação química que chamamos de oxidação.


3 (UFPE-PE)- Gabarito B: 2 e 4

1. O aquecimento da panela aumentará a sua temperatura, entretanto, não haverá mudança na composição da panela de alumínio. Portanto, não é uma transformação química

2. A queima do palito de fósforo ocorre através da transformação química que chamamos de combustão: fenômeno químico

3. A fervura da água ocasiona uma mudança de estado físico, do líquido para o gasoso. Não há transformação na composição da água: fenômeno físico

4. A transformação do açúcar em caramelo promove uma mudança na composição original do açúcar: há a formação de novas substâncias, portanto, é uma transformação química.

5. O ato de fazer gelo é uma mudança de estado físico, portanto, é uma transformação física.


4 (Covest)- Gabarito E

O processo de respiração é uma reação química. Sua função é produzir energia (em forma de ATP) para ser utilizada no metabolismo dos seres vivos. Isso será melhor estudado em biologia.

Todos as outras alternativas referem-se a fenômenos físicos.

DICA: mudança de estado físico, dissolução/solubilização e transferência de energia são exemplos de fenômenos físicos. Fique atento (a) a essas dicas para não errar mais!


5 (Covest)- Gabarito D


6 (UFPA-PA)- Gabarito B


7 (UFPI-PI)- Gabarito C


8 (UFPI-PI)- Gabarito E


9 (IFCE-CE)- Gabarito E

A obtenção e amônia ocorre a partir da reação entre os gases nitrogênio e hidrogênio é representada desta forma:

3H2 + N2 --> 2NH3

Alternativas A, B e C: mudanças de estado físico indicam sempre uma transformação física.

Alternativa d: a obtenção de oxigênio a partir do ar atmosférico é um processo de separação de misturas que chamamos de liquefação fracionada. Nesse caso também ocorre uma mudança de estado físico: o gás oxigênio é condensado/liquefeito.


10 (Mackenzie-SP)- Gabarito E
Acender um palito de fósforo, nesse caso, é a mesma coisa que queimar. A queima do fósforo é uma reação de combustão, ou seja, um fenômeno químico. Geralmente, queimar é sinônimo de combustão/reação química.


11 (Mackenzie-SP)- Gabarito B
O derretimento (a fusão do gelo) é uma mudança de estado físico. Como não há alteração na composição da matéria, mudanças de estado sempre são fenômenos físicos.


12 (UNITAU-SP)- Gabarito B
A queima da floresta gera mudança na composição da matéria. É um fenômeno químico.


13 (UFMG-MG)- Gabarito E

14 (UFMG-MG)- Gabarito E

15 (UFU-MG)- Gabarito D

16 (UFU-MG)- Gabarito C

17 (PUC-MG)- Gabarito E

18 (PUC)- Gabarito D

19 (CFTMG)- Gabarito C

20 (CFTMG)- Gabarito D

21 (UFV-MG)- Gabarito C

22 (EFEI)- Gabarito A

23 (UCDB-MT)- Gabarito D

24 (UEL-PR)- Soma: 1 + 4 + 16 + 32 = 53

25 (UEM-PR)- Gabarito E

26 (UTFPR)- Gabarito C

27 (UFSC-SC)-  Sma: 1 + 2 + 4 + 32= 39

28 (UFRGS-RS)- Gabarito E

29 (Colégio Naval)- Gabarito E

Confira a resolução em vídeo:



30 (CEESU)- Gabarito A

Espero que tenha ajudado! Dúvidas? Pergunte nos comentários.

Muito obrigada pela sua atenção e até o próximo conteúdo!

7 comentários , comente também!

  1. Oi Professora! Obrigada por compartilhar conhecimento de uma forma tão leve! Dos 30 exercícios errei apenas 4.Tenho algumas dúvidas,a explosão de uma panela de pressão não seria química? Porque o envelhecimento de vinhos é um fenômeno químico? Não entendi porque a caramelização do açúcar é um fenômeno químico. Na questão 16, a correta não seria a letra C, evaporação do álcool não seria físico e digestão do sanduíche, químico?
    Obrigada!!!!!

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    1. Oooii! Primeiramente, parabéns pelo seu desempenho! Arrasou!

      A explosão de uma panela de pressão é um fenômeno físico. Ela ocorre pelo aumento da pressão interna e não por conta de uma reação química. A válvula que gira na tampa da panela (e o pininho) é um meio de controlar a pressão interna para que não ocorra a explosão. Se, dentro do sistema (a panela), a pressão aumentar muito, as paredes não irão resistir, daí teremos um acidente: a explosão. Esse aumento de pressão não é uma reação química.
      A reação química que ocorrerá dentro da panela de pressão será no cozimento do alimento.

      O envelhecimento do vinho melhora uma série de características como o odor e o sabor, por exemplo. Não tem como mudar o saber ou odor de uma substância sem que ela sofra uma reação química. Pense, por exemplo, em uma fruta verde que amadurece aos poucos. O sabor muda, né? Quando estragar você não a comerá mais por conta da mudança em sua composição. No caso do vinho, seu envelhecimento é bom.


      Sobre a caramelização do açúcar, o raciocínio é semelhante. O aquecimento muda sua composição química, sua estrutura. É um processo irreversível.


      Sobre a questão 16, mulher do céu! Obrigada pela observação, o gabarito realmente é C.


      Agora corre para a parte 2 dessa lista - os exercícios avançados.

      Espero ter ajudado! Bons estudos!

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  2. Professora, por que a proposição I da questão 18 é uma reação química? Como ele está apenas misturando os ingredientes, não seria uma transformação física? Ou jogar fermento na massa crua já induz um processo químico?
    I.Misture bem 3 ovos, 2 xícaras de açúcar, 1 1/2 xícara de fubá, 1 xícara de leite, 6 colheres (das de sopa) de óleo, 1 colher (das de sopa) de fermento químico e bata bem até ficar uma massa uniforme.

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  3. No exercício 1 o segundo esquema é para ser fenômeno físico, pois a água voltará para o estado líquido. O gelo tem a mesma constituição da água líquida, não houve uma reação química, mas sim uma transformação física, suas moléculas simplesmente ficaram mais juntas umas das outras no estado sólido e mais afastadas no estado líquido.

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  4. A Química pode ser definida como a ciência que estuda as diferentes transformações que alteram a identidade da matéria. Sabendo desta informação, analise os fenômenos a seguir e marque a alternativa onde há apenas fenômenos químicos.
    *
    encher um copo com água; colocar um comprimido efervescente (sonrisal) em um copo com água; chutar uma bola; dissolver açúcar em água; rasgar um tecido
    cozinhar feijão; colocar um comprimido efervescente (sonrisal) em um copo com água; o leite azedar; queima de fogos de artifício; caramelizar o açúcar para fazer a calda de um pudim; o escurecimento de um anel de prata
    cozinhar feijão; rasgar uma folha de papel; o leite azedar; quebrar um copo de vidro; caramelizar o açúcar para fazer a calda de um pudim; o escurecimento de um anel de prata
    encher um copo com água; brincar com massa de modelar; chutar uma bola; dissolver açúcar em água; rasgar um tecido
    cozinhar feijão; colocar um comprimido efervescente (sonrisal) em um copo com água; o leite azedar; queima de fogos de artifício; caramelizar o açúcar para fazer a calda de um pudim; dissolver açúcar em água

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