Fenômenos químicos e fenômenos físicos

em 2/15/2019


Aula 6: o que são fenômenos físicos e fenômenos químicos?


Depois de aprendermos sobre os estados físicos da matéria e suas mudanças estamos mais do que preparados para estudarmos os fenômenos físicos e fenômenos químicos.

O tema dessa aula foi gravada em vídeo, assim, caso prefira o conteúdo em vídeo, veja a vídeo-aula abaixo:



Agora se você prefere o resumo das aulas ou apenas revisar o assunto, continue lendo!

O primeiro passo para que você entenda este conteúdo é saber o significado da palavra "fenômeno". Fenômeno representa uma mudança, uma transformação. Logo, quando falamos em um fenômeno químico ou físico estamos citando uma mudança física ou química.


Na química, fenômeno é uma transformação sofrida pela matéria.



Ok, eu sei que você continua sem entender o que é uma mudança física ou química, mas calma que eu vou te explicar!


Fenômeno físico é uma transformação que não altera a composição da matéria.



Por exemplo, ao rasgar uma folha de sulfite em vários pedacinhos você está provocando um fenômeno físico: o tamanho do papel foi alterado, mas ele não deixou de ser papel, ou seja, sua composição continua sendo a mesma.

Alterações de tamanho, formato e estado físico não mudam a composição da matéria (a sua natureza), logo, ocorre um fenômeno físico.




Na foto acima, as gotículas de água que estão na garrafa sofreram uma transformação física. Antes de elas se depositarem na garrafa elas estavam no ar na forma de vapor d'água. Ao encontrarem uma superfície mais gelada, o vapor se condensou na garrafa.


Quando uma transformação muda a composição da matéria, ela passa a ser o que chamamos de fenômeno químico.

Por exemplo, ao pegar os mesmos pedacinhos de papel rasgado e queimá-los (não faça isso em casa e desacompanhado de um adulto) o papel se transforma em cinzas, ou seja, deixa de ser papel. Neste caso, temos um fenômeno químico!

Fenômeno químico é quando há alteração da composição da matéria


Um fenômeno químico poder ser chamado ainda de reação química ou transformação química. Fique atento (a), pois, estes sinônimos são comuns em prova!


Conseguiu entender a diferença entre fenômeno químico e físico? Este post foi apenas um resumo do conteúdo. Caso tenha alguma dúvida, lá na vídeo-aula sobre os fenômenos físicos e químico eu  explico assunto com mais riqueza de detalhes e exemplos. Então, corre lá!

Na vídeo-aula te dei vários exemplos de cada fenômeno, mas lembre-se: decorar não faz mal, entretanto, na prova o nervosismo atrapalha. Agora, quando você realmente compreende o conteúdo, o nervosismo diminui e você tem um melhor desempenho!

Como eu conheço meus alunos muito bem, sei que em alguma etapa de seus estudos você irá se perguntar: "mas prof... como que eu faço para conseguir identificar se o fenômeno dado na minha prova é químico ou físico? Eu entendi sua aula e os conceitos explicados, mas você poderia me dar algumas dicas?"

Tô aqui para isso, né? Olha esse vídeo aí embaixo e confira as dicas que a prof fala:



Não se esqueça de se inscrever no canal, seguir o projeto nas redes sociais e assinar o seu e-mail aqui no blog para que você não perca o conteúdo do projeto.

Espero que tenha ajudado! Dúvidas? Pergunte nos comentários.

Agora você se sente mais confiante e preparado (a)? Bora resolver exercícios para ver se você realmente entendeu a aula?

Acesse: lista de exercícios sobre os fenômenos físicos e químicos - parte I

Acesse: lista de exercícios sobre os fenômenos físicos e químicos - parte II (avançado)


Muito obrigada pela sua atenção e até o próximo conteúdo!

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário