EAM | Questões sobre separação de misturas

em 7/18/2019


Lista de exercícios 6: todas as questões sobre separação de misturas que caíram na EAM



Nesta lista, eu selecionei para você todos os exercícios sobre separação de misturas (análise imediata) que caíram na Escola de Aprendizes de Marinheiro (EAM)!


Todo ano esta lista será atualizada caso o concurso coloque mais questões sobre assunto! 

A lista está atualizada até o concurso do ano de 2019.

Bora ver como o conteúdo sobre separação de misturas cai na prova da EAM?


1 (EAM-2018)- Assinale a opção que apresenta uma mistura que é sempre homogênea e o método usado para separar os componentes dessa mistura.

a) Água e óleo; decantação.
b) Água e álcool; destilação.
c) Água e sal; evaporação.
d) Ferro e areia; peneiração.
e) Água e areia; filtração.


2 (EAM - 2017)- Observe a figura a seguir.



O petróleo bruto é uma complexa mistura líquida de compostos orgânicos, denominados hidrocarbonetos, que vão desde os alcanos mais simples até aos aromáticos mais complexos, dando origem à gasolina, ao querosene, ao óleo combustível, ao óleo diesel, ao óleo lubrificante e também a substâncias que serão posteriormente transformadas pela indústria petroquímica em plásticos, fertilizantes, vernizes e fios para tecelagem, conforme a figura acima. 

O processo que permite a separação dessas substâncias a partir do petróleo bruto é conhecido como:

a) filtração
b) decantação
c) destilação fracionada
d) dissolução fracionada
e) fusão fracionada


3 (EAM - 2014)- O petróleo é uma mistura líquida que quando processada transforma-se nos subprodutos: gasolina, diesel, querosene, entre outros. Mas esse processo só é possível porque estes derivados do petróleo não têm temperaturas de ebulição muito próximas. Dessa forma, qual é a opção que indica o processo de separação de misturas utilizado nas refinarias para dar origem aos derivados do petróleo?

a) Destilação fracionada
b) Destilação simples
c) Decantação
d) Filtração
e) Catação


4 (EAM - 2012)- " As substâncias raramente ocorrem puras na natureza. (...) Assim, em muitos laboratórios de pesquisa, o uso de técnicas de separação de misturas faz parte do dia a dia dos químicos".
(CANTO, Eduardo Leite do. Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano, 9ºano. São Paulo: Moderna, 2004, p.157).

O processo de purificação mais apropriado para separar uma mistura de sal e água, quando se deseja recuperar tanto o sal como a água, é a:
a) peneiração
b) evaporação
c) filtração
d) decantação
e) destilação


5 (EAM - 2006)- Para se obter água quimicamente pura, a partir da água do mar, faz-se necessário utilizar um processo de separação de mistura denominado:

a) Evaporação
b) Destilação
c) Filtração
d) Catação
e) Decantação


6 (EAM - 2006)- Quando ocorre derramamento de petróleo no mar, é comum utilizar-se de uma técnica para limpar as aves atingidas por esse produto. O processo de limpeza consiste em pulverizá-las com limalha de ferro que fica impregnada de óleo. Qual o nome desse processo de retirada do óleo das penas das aves?

a) Decantação
b) Catação
c) Centrifugação
d) Destilação fracionada
e) Separação magnética


7 (EAM - 2004)-  Considere as três misturas a seguir nas proporções indicadas:

I - sal de cozinha e água (1:100)
II - óleo e água (1:1)
III - álcool comum e água (1:1)

Os processos de separação destas misturas são respectivamente:
a) destilação, destilação, decantação
b) decantação, destilação, filtração
c) destilação, decantação, destilação
d) centrifugação, destilação, decantação
e) destilação, decantação, centrifugação


Gabarito comentado


1 (EAM - 2018)- Gabarito B





2 (EAM - 2017)- Gabarito C

O petróleo é uma mistura de vários componentes (hidrocarbonetos). Como cada substância possui uma temperaturas de ebulição específica e não muito próxima, é possível separá-la por meio da destilação fracionada. Isto é, o aquecimento do petróleo até a temperatura de ebulição de cada substância desejada.


3 (EAM - 2014)- Gabarito A

Explicado no exercício acima.

Qual é a diferença entre destilação fracionada para a destilação simples? 

Primeiramente, ambos se referem a misturas homogêneas. A destilação simples envolve uma mistura de um sólido mais um líquido. Na destilação fracionada temos a mistura entre líquidos.


4 (EAM - 2012)- Gabarito E

Novamente, a EAM foca em destilação. 

Se você errou esta questão pode ser porque assinalou a alternativa B.

A evaporação pode ser sim um processo de separação para uma mistura entre água e sal entretanto, perderíamos a água. Como o exercício deixa claro que é preciso recuperar também a água deve-se utilizar o método da destilação simples.

Assim, a água evaporada no processo da destilação é condensada e recuperada em outro recipiente.


5 (EAM - 2006)- Gabarito B

Novamente destilação.

A água do mar, além de conter sal, também possui sais minerais e outras impurezas. Por isso, para obter somente a água deve-se aplicar o método da destilação. Dessa forma, apenas a água pura (sem sal, sais minerais e outras impurezas) vaporiza e condensa em outro recipiente.

A água destilada de laboratório é feita através desse método. Claro, com um equipamento mais apropriado e elaborado apenas para isso.


6 (EAM - 2006)- Gabarito E

Por meio de um imã, o ferro impregnado de óleo é atraído pelo próprio imã. Dessa forma, retira-se do mar tanto o ferro quanto o óleo.


7 (EAM - 2004)- Gabarito C

I- Para separar o sal de cozinha da água utilizamos o método da destilação simples

II- Óleo e água são separados por decantação

III- Álcool como e água são separados por destilação fracionada.

Uma mistura de álcool e água só podem ser separado até a porcentagem de 96% de álcool. Acima disso não é possível mais separar a mistura.

O método da destilação se aproveita da diferença de temperatura de ebulição entre os compostos. Assim, o álcool vaporiza e a água permanece líquida. Contudo, quando a solução alcança 96% de álcool, ela passa a  se comportar como uma substância pura na temperatura de ebulição, ou seja, a mistura passa a ter um único valor numérico para o ponto de ebulição. Desse modo, não é possível obter um álcool mais puro.

A proporção indicada no enunciado serve para verificarmos se a solução de álcool e água não atingiu esse limite. A proporção 1:1 indica que existe 50% de água para 50% de álcool.



Esses foram todos os exercícios sobre separação de misturas que caíram na EAM! Espero que tenha ajudado! Perceba que a EAM gosta muito de destilação, por isso, não deixe de estudar e compreender bem este processo.



Dúvidas? Pergunte nos comentários e me responda: como foi o seu desempenho resolvendo essa lista?

Deseja receber conteúdo exclusivo sobre a EAM?

* indicates required




Você prestará qual vestibular/concurso?





2 comentários , comente também!