O que é química? O que a química estuda?

em 8/22/2018





Se você está disposto (a) a ler este conteúdo, acredito que queira iniciar os seus estudos sobre química, não é mesmo? E claro, é super importante começar aprendendo o seu significado! Neste post, eu te explicarei de uma forma simples o que é química. Dessa forma, você entenderá melhor o que iremos estudar nas próximas aulas. 



Contudo, caso prefira acessar o conteúdo em vídeo, assista apenas ao vídeo abaixo:



Agora, se preferir ler a explicação, bora continuar lendo!


Aula 1: o que é química e o que a química estuda?



Para iniciar os estudos sobre química do zero, antes de tudo, você precisa entender o que é essa tal de química e saber o que ela estuda. Afinal de contas: como começar a aprender algo se você não sabe nem ao menos o que ele é, não é mesmo?

Aprender algo sem saber do que se trata é a mesma coisa do que você querer aprender a tocar violão sem saber que ele é um instrumento musical e sem nunca ter visto um! Então bora ver o que é essa tal da química?!


Química é a ciência que estuda a matéria e as suas transformações


Você já viu essa frase por aí? Se ainda não viu, acredite, você ainda ouvirá muitas vezes, inclusive, falaremos muito dela aqui.

Entretanto, quero que você me responda a seguinte pergunta: você consegue entender o que ela diz?


Bom, se você é novo nesse universo dos estudos (novo no sentido de sentar para realmente estudar mesmo), provavelmente, você não compreende o real significado dela. Isso ocorre por conta da não compreensão de duas palavras: "ciência" e "matéria", mas calma que a prof  Érica te explica:


O que é ciência?



Ciência é sinônimo de conhecimento, logo, afirmar que a química é uma ciência é a mesma coisa que dizer que a química é um conjunto de conhecimentos adquiridos (e que ainda queremos adquirir) à respeito da matéria.


Agora... o que é matéria?


Ah, sobre esse conceito... eu gosto de te explicar de duas formas diferentes: uma explicação mais superficial (e que provavelmente você já viu na escola) e uma outra explicação mais aprofundada. Vamos lá!

Primeiro, da forma mais simples:


Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço


Dessa forma, observando tudo o que está ao seu lado nesse momento, você verá que realmente tudo é matéria. O ar que nós respiramos é matéria... os móveis a sua volta, você, suas roupas, seu alimento e sua bebida: tudo isso é matéria. E sim... tudo isso ocupa um lugar no espaço, ou seja, possui volume. Você consegue imaginar algo não ocupando um espaço? Não dá, não é mesmo?



"Ok prof Erica, mas do que a matéria é feita? Eu sei que ela tem massa... mas do que ela é feita? O que faz com que tenhamos tantos materiais diferentes?"




Ora, essa é a outra explicação que quero aprofundar um pouquinho mais com você! Essa pergunta foi feita por muitos filósofos e cientistas. E, após muitas reflexões e experimentos, sabemos que a matéria é feita por átomos.

Nessa etapa do seu aprendizado, quero que você imagine que átomos são esferas tão pequenas, mas tão pequenas... que até hoje nós não conseguimos criar um equipamento que possibilite enxergarmos um átomo. Isso mesmo, o homem nunca viu um átomo! Porém, sabemos que o átomo existe!


E essa descoberta foi um dos motivos para termos toda a tecnologia que possuímos atualmente! Isso não é fantástico?


O que é química? O que a química estuda? O que é matéria? O que é ciência?
Imagem 1: essas esferas representadas na imagem são átomos

Enfim, como eu dizia, a matéria é feita por átomos. Por enquanto, você pode imaginar que átomos são pequenas esferas ou bolinhas como as que estão ilustradas na imagem 1. Temos na natureza inúmeros tipos de átomos que se combinam formando novas substâncias e novos materiais.


O que é química? O que a química estuda? O que é matéria? O que é ciência?
Imagem 2: exemplo de molécula

Esses átomos, quando se combinam, formam as famosas moléculas. E as moléculas, por sua vez, ao interagirem e formarem grandes, enormes, gigantescos aglomerados... irão compor essa matéria que está ao seu lado. Essa mesma que você consegue enxergar e tocar. Legal né? Bem, eu gosto muuuuuitooo, haha!

Por exemplo, na imagem 2 temos uma ilustração do que seria uma molécula. Nela, há 3 átomos: dois O, que são átomos de oxigênio (esse mesmo que você respira) e um átomo de C, que é o carbono. Essa molécula é super conhecida e, provavelmente, você também já ouviu falar. O CO2 é chamada de gás carbônico ou dióxido de carbono. Ele é um gás incolor e inodoro (sem cheiro) famoso por participar do efeito estufa, ser liberado na respiração dos animais e absorvido pelas plantas para que elas realizem a fotossíntese.

Ok, sei que pode parecer muita informação, mas fique tranquilo (a), teremos aulas específicas para cada curiosidade dessa, viu?

O principal que você deve absorver dessa aula é: o que é química e o que ela estuda.

E eu sei que você conseguiu aprender e entender esses dois conceitos! Dessa forma, finalizamos nossa aula por aqui! Tenho certeza que agora você está preparado (a) para iniciar os seus estudos sobre a química! Mas antes de você partir para a aula 2, vamos recapitular o que aprendemos?!


"A química é a ciência que estuda a matéria e as suas transformações"



Traduzindo: A química é um conjunto de conhecimentos adquiridos - e que ainda queremos adquirir - à respeito dos átomos, das moléculas e das transformações, interações e combinações que ocorrem entre elas.

E é justamente isso que a química estuda. Aliás, é isso o que, nós dois ou nós duas, vamos aprender aqui no blog: todas essas transformações da matéria!

Curtiu a aula? Acha que ajudará mais alguém? Então, divulgue esta aula para seus amigos nas redes sociais!


Muito obrigada pela sua atenção e até a próxima aula!


Acesse a próxima aula: aula 2: matéria, corpo e objeto.


Acesse a todas as aulas escritas

3 comentários , comente também!

  1. Muito obrigada prof entendi tudo

    ResponderExcluir
  2. Eu quero dizer, essa foi minha primeira aula com você, de fato, eu simplesmente amei, serio, continue com seu incrível trabalho, sua linda forma de explicar e sua habilidade de escrita.
    Essa aula será e foi muito útil para mim!

    ResponderExcluir