FATEC 2020 | Gabarito comentado: 1º semestre

em 3/18/2020

Confira a resolução comentada dos exercícios de química da FATEC - primeiro semestre de 2020






Bora conferir o gabarito comentado do vestibulinho ETEC do 1º semestre de 2018? Se liga que os exercícios selecionados são de químicaSe quiser ver a correção comentada de todos os exercícios de Ciências, peça nos comentários!


PROVA FATEC 1º SEMESTRE DE 2020 - QUÍMICA


Atenção: o gabarito comentado está no final da página. Dessa forma, a lista servirá para outros alunos utilizarem como simulado.


1 (FATEC-2020)- Uma das áreas de aplicação dos conhecimentos de biotecnologia no mercado de trabalho é a produção de alimentos, bebidas e biocombustíveis que utilizam microorganismos em sua fabricação. Nesse contexto, um dos processos utilizados é a fermentação de carboidratos. A equação química que representa a reação que ocorre na fermentação alcoólica da glicose é 





Assinale a alternativa que apresenta o valor correto da entalpia padrão da reação (H) de fermentação da glicose, em kJ/mol. 
(A) – 67 
(B) – 32 
(C) +16
(D) +32 
(E) +67






Leia o texto para responder às questões de 20 a 24.

A Química do Slime A jornada histórica do slime tem início nas primeiras décadas do século XX, quando James Wright criou um material com características muito parecidas com a borracha. Atualmente, devido às mais variadas formulações disponibilizadas em plataformas e mídias digitais, pode-se produzir o próprio slime em casa. O slime caseiro pode ser produzido pela mistura de duas colheres de chá de bicarbonato de sódio (NaHCO3), 100 mL de água boricada (solução de ácido bórico, H3BO3) e 60 g de cola de isopor (constituída de poliacetato de vinila, PVAc). Quando misturamos o bicarbonato de sódio com o ácido bórico, ocorre uma reação química que produz gás carbônico, água e borato de sódio (Na3BO3). A dissociação, em solução aquosa, do borato e do bicarbonato de sódio libera íons sódio (Na+), que vão interagir com as moléculas do PVAc, formando um composto de elevada viscosidade e elasticidade. Os íons sódio interagem com a estrutura do PVAc conforme representado.




A reação entre o ácido bórico e o bicarbonato de sódio também origina o tetraborato de sódio, conhecido como “Bórax” (Na2B4O7). Este, em meio básico, transforma-se em tetrahidroxiborato, conforme representado na equação 1. 




O PVAc reage com moléculas de água produzindo álcool polivinílico (PVA), conforme representado na equação 2.



O tetrahidroxiborato reage com o PVA (equação 3), formando novas ligações que interligam as cadeias do polímero que constitui o slime.





2 (FATEC-2020)- Considerando que uma colher de chá de bicarbonato de sódio contém 5 g desse composto, é correto afirmar que o número de moléculas de bicarbonato de sódio utilizadas na fabricação do slime caseiro, conforme descrito no texto, corresponde a aproximadamente 

(A) 6,2 × 10²²
(B) 7,1 × 10²²
(C) 9,1 × 10²³
(D) 2,0 × 10²³
(E) 3,0 × 10²³



3 (FATEC-2020)- Assinale a alternativa que contém a equação química balanceada que representa, corretamente, a reação que ocorre entre o ácido bórico e o bicarbonato de sódio.

(A) H3BO3 + Na3HCO3 --> Na3BO3 + H2O + CO2
(B) H3BO3 + 3 NaHCO3  --> Na3BO3 + H2O + CO2
(C) H3BO3 + 3 NaHCO3  --> Na3BO3 + 3 H2O + 3 CO2
(D) H3BO2 + 3 NaHCO3  --> Na3BO2 + 3 H2O + 3 CO2
(E) H2BO2 + 2 NaHCO --> Na2BO2 + 2 H2O + 2 CO2



4 (FATEC-2020)- A interação entre os íons sódio e as estruturas do PVAc é denominada, corretamente, como 
(A) dipolo-dipolo. 
(B) dipolo instantâneo-dipolo induzido. 
(C) ligação de hidrogênio. 
(D) íon-dipolo. 
(E) íon-íon.


5 (FATEC-2020)- Na equação 2, o nome da reação química que ocorre entre o PVAc e a água e o nome da função orgânica a que pertence o composto X, formado na reação, são, respectivamente, 
(A) hidrólise e álcool. 
(B) hidrólise e acetona. 
(C) hidrólise e ácido carboxílico. 
(D) esterificação e ácido carboxílico.
(E) esterificação e acetona


6 (FATEC-2020)- Na equação 3, as ligações químicas I, II, III e IV, formadas no trecho da cadeia do slime, são denominadas 
(A) ligações iônicas.
(B) ligações covalentes. 
(C) ligações metálicas. 
(D) ligações de hidrogênio. 
(E) ligações apolares.


GABARITO COMENTADO 



1 (FATEC-2020)- Gabarito A

O enunciado fornece o calor de formação de cada substância em kj/mol. Lembre-se que a entalpia de formação é por mol, assim, você deve multiplicar o valor dado pelo coeficiente da substância. Você pode visualizar melhor olhando para a imagem abaixo. Os números de cor roxa são os coeficiente, cada um multiplicou o calor de formação.


2 (FATEC-2020)- Gabarito B



3 (FATEC-2020)- Gabarito C 

Observe que as alternativas propõem várias fórmulas estruturais para o ácido bórico, duas delas erradas:

H3BO3, H3BO2, H2BO2.

Contudo, as fórmulas moleculares dos compostos que poderiam lhe gerar dúvidas foram informadas no texto. Assim, se você assinalou as alternativas D e E, foi por falta de atenção. 

A mesma sugestão errada de fórmula molecular foi realizada para o bicarbonato de sódio e para o borato de sódio: as fórmulas moleculares corretas foram indicadas no texto de apoio. Com isso, excluimos também a alternativa A.

Dessa forma, por meio do método de exclusão de alternativas, somente identificando as alternativas de fórmulas moleculares corretas, excluiríamos as alternativas A, D e E.

Assim, sobrando as alternativas B e C, basta verificar qual das equações químicas obedecem à Lei de conservação de massas ( Lei de Lavoisier).

O que é a Lei de Conservação de Massas? Ela afirma que, em uma equação química, a quantidade de massa dos reagentes devem ser as mesmas dos produtos. Assim, o número de átomos de cada elemento químico deve ser o mesmo tanto para o reagentes quanto para os produtos.

A única alternativa com a fórmula de reagentes e produtos corretos e que obedece à Lei de Lavoisier é a alternativa C.


4 (FATEC-2020)- Gabarito D 

A interação íon-dipolo ocorre entre um íon e uma molécula polar.  Neste caso, os íons de Na+ são atraídos pela carga parcial negativa do oxigênio (O) do PVAc.


5 (FATEC-2020)- Gabarito C


A reação do PVAc com a água gera dois produtos: o PVA e o composto X. 



O PVAc sofreu uma quebra e foi partido em dois. Quando a molécula sofre quebra da cadeia em presença de água dizemos que ocorreu hidrólise.

A hidrólise é a quebra de uma molécula pela água.


A água também sofre uma quebra (auto-ionização):


Esses íons irão atuar no PVAc gerando os dois produtos: PVA e composto X.


Por fim, a função orgânica do composto X é ácido carboxílico. Neste caso, temos o ácido etanóico! Os ácidos carboxílicos possuem uma carboxila (dupla O) e uma hidroxila (OH) ligadas a um mesmo carbono.


6 (FATEC-2020)- Gabarito B





Esses foram os exercícios de química que caíram na prova. Caso queira a resolução de todos os exercícios de Ciências, comente aí embaixo!

Agora conte aqui para a prof: como foi o seu desempenho no vestibularE nestes exercícios? O seu depoimento será muito importante para que eu continue planejando conteúdos que atendam as suas necessidades.


Muito obrigada pela sua atenção e até o próximo conteúdo!

Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário